NOTÍCIAS

01-OUT-2025

Secretaria da Saúde intensifica vacinação contra o HPV no horário das 17h às 20h

Medida prevene a infecção pelo Papilomavírus Humano, que pode causar verrugas genitais e câncer em homens e mulheres

Por Lindomar Rodrigues 01/10/2025 #vacinação

A vacinação contra o HPV pode prevenir até 98% dos casos de câncer do colo do útero e outras doenças causadas pelo vírus

A Secretaria da Saúde de Acopiara está trabalhando para avançar cada vez mais na vacinação contra o HPV, uma medida importante para prevenir a infecção pelo Papilomavírus Humano, que pode causar verrugas genitais e câncer em homens e mulheres.

A campanha de vacinação em horário estendido na UBS Centro foi direcionada a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, e agora a UBS Rodoviária receberá a intensificação da campanha amanhã, 1º de outubro, das 17h às 20h.

Sobre a Vacina HPV:

- Idade recomendada: A vacina é recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e também para pessoas que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos de 9 a 45 anos.

- Tipos de vacinas: Existem três tipos de vacinas contra o HPV: bivalente, quadrivalente e nonavalente. A vacina quadrivalente é oferecida gratuitamente pelo SUS e protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus.

- Importância da vacinação: A vacinação contra o HPV pode prevenir até 98% dos casos de câncer do colo do útero e outras doenças causadas pelo vírus.

Prevenção e Proteção:

- Uso de preservativos: Embora o uso de preservativos não elimine completamente o risco de transmissão do HPV, é uma medida importante para reduzir o risco de infecções sexualmente transmissíveis.

- Exames regulares: As mulheres devem realizar exames ginecológicos regularmente para detectar lesões precursoras do câncer do colo do útero.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024