CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 15/06/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Semana do Meio Ambiente de Acopiara foi um sucesso!

Junho Ambiental/ A semana do Meio Ambiente foi um sucesso!

Durante três dias, na Sede do município e no distrito de São Paulinho, na zona rural, foram realizadas ações educativas voltadas para a conscientização e preservação do meio ambiente durante o mês de junho, campanha do Junho Ambiental, em parceria com o Governo do Estado.

Entre as ações realizadas pelo Governo Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente durante a Semana Ambiental, podemos destacar: as palestras educativas sobre a temática, distribuição de mudas em troca de recicláveis, limpeza das praça de São Paulinho, em parceria com a Secretaria da Infraestrutura, por meio da equipe da limpeza urbana, e "Dia D" da saúde dos agentes recicladores do município e da população em geral, em parceria com a Saúde.

Participaram da ação, o secretário da pasta, Francisco Filho; técnicos da SEMA; agentes Jovem Ambiental; agentes recicladores do município, técnicos da Saúde e população em geral.

#MeioAmbiente 15/06/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Semana do Meio Ambiente é realizada no distrito de São Paulinho em Acopiara

Várias ações estão sendo realizadas durante a Semana do Meio Ambiente, que teve início na última segunda-feira (12) e se encerra nesta quinta-feira (15).

Na última quarta-feira (14), a equipe da Secretaria do Meio Ambiente municipal- SEMA, em parceria com o CODESSUL e Secretaria de Infraestrutura, realizou palestra sobre a importância da conscientização e preservação do meio ambiente, para os alunos da Escola Manoel da Silva Leal, no distrito de São Paulinho, ministrada por Natanael, do CODESSUL.

Na ocasião, foram distribuídas mudas em troca de recicláveis e limpeza da Praça, com a equipe da limpeza urbana.

Participaram da ação, o Secretário do Meio Ambiente, Francisco Filho; o palestrante; a engenheira ambiental, Beatriz Dias; os alunos da Escola; os Agentes Jovem Ambiental; NUCA; e técnicos da secretária da SEMA municipal.

#MeioAmbiente 13/06/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Semana do Meio Ambiente tem início em Acopiara

??Junho Ambiental | A Secretaria do Meio Ambiente realizou nesta segunda-feira, 12 de junho, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente.

??Ações de prevenção e conscientização sobre os cuidados com a preservação do meio em que vivemos serão desenvolvidas nas escolas municipais, na sede e também na zona rural do nosso município.

??Esse ano a campanha aborda a importante temática da Coleta Seletiva no dia a dia de todos. Participaram do evento de abertura Agentes Jovens Ambientais, recicladores do projeto de coleta seletiva, NUCA, alunos da rede pública de ensino, servidores e secretários municipais, Sala do Empreendedor, Vanier Silva representando o CODESSUL e a palestrante Aldenir Ferreira.

??Abrilhantando a manhã, tivermos a participação espacial da Banda de Música Eduardo Gurgel Valente.

Confira os registros ????

#MeioAmbiente 02/06/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Governo de Acopiara realizará a Semana do Meio Ambiente

O Governo Municipal de Acopiara irá realizar nos dias 13 a 15 de maio, a Semana do Meio Ambiente.

Serão realizadas várias ações sobre a Coleta Seletiva e sua importância para a vida de todos. Confira toda a programação e participe! ???

#MeioAmbiente 30/05/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Acopiara convoca AJas para assinatura de Termo de Adesão e Compromisso

Os AJas selecionados no novo edital devem fazer a assinatura do Termo de Adesão e Compromisso na Secretaria do Meio Ambiente do município.????

#MeioAmbiente 17/05/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Acopiara em parceria com a ADAGRI e InpEV faz o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos

O Governo municipal de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a ADAGRI E InpEV, realizou o recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos para dar o destino correto das mesmas.

O recolhimento aconteceu na tarde da última terça-feira (16), no Arco da Santa.

O objetivo dessa ação foi cumprir a Lei nº 9974/00, do Sistema Campo Limpo, junto aos agricultores e comércios do ramo no município, para evitar que as mesmas sejam descartadas de forma irregular no meio ambiente e não causar nenhum tipo de problema de saúde para a população.

#MeioAmbiente 08/05/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Acopiara informa pagamento do Auxilio Catador pelo Governo do Estado para os beneficiários

O Governo Municipal de Acopiara, informa que a partir desta terça-feira (09), está liberado pelo Governo do Estado, o pagamento do Auxílio Catador referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, para os agentes recicladores do município que fazem parte do AARA- Associação dos Agentes Recicladores do município.

Para maiores informações, os beneficiários devem procurar a Secretaria do Meio Ambiente, ou acessar o link: www.sema.ce.gov.br

#MeioAmbiente 28/04/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara realiza o I Encontro de Alinhamento e Discursões do Viveiro Regional

A Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara, realizou na última quinta-feira (28), no teatro da Pracinha da Cultura, o I Encontro de Alinhamento e Discursões do Viveiro Regional do município.

O Encontro teve como objetivo de debater com os secretários municipais e representantes de outros municípios vizinhos, que fazem parte do CODESSUL, além do município de Orós, sobre as mudanças relacionadas ao Viveiro de Mudas, e a distribuição das mesmas para esses municípios.

Estiveram presentes no evento, o secretário da pasta, Francisco Filho, o coordenador do Viveiro de Mudas, José Hilton, Talina Guedes, coordenadora técnica, a engenheira ambiental, Beatriz Dias, Natanael, representante do CODESSUL, e representantes de outros municípios.

#MeioAmbiente 04/04/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Abertas inscrições do Programa AJA do Governo do Estado em parceria com a SEMA de Acopiara

As inscrições para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas disponíveis até 16 de abril, e acontecem exclusivamente, de forma on-line.

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará.

O objetivo do AJA é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente, destacou a gestão estadual.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas).

Os candidatos selecionados para o Programa AJA terão direitos aos benefícios:

- Auxílio financeiro no valor de R$ 200/mês.

- Curso de Formação;

- Fardamento;

- Certificados.

Critérios de Seleção

Estarão habilitados os jovens que, na data da inscrição, comprovadamente:

a) possuam idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos;

b) estejam matriculados ou tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará;

c) estejam cadastrados ou integrem família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais- CadÚnico;

d) não possuam vínculo empregatício formal;

e) residam no município cearense para o qual se inscreveu;

f) não estejam matriculados, cursando ou tenham concluído o ensino superior.

Link: http://ambiente.sema.ce.gov.br/aja-edital5.../login.xhtml

#MeioAmbiente 12/08/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Sema de Acopiara em parceria com o Governo do Estado realiza capacitação de Formação em Educação Ambiental

O Governo municipal de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente-SEMA, em parceria com o Governo do Estado, realizou nos dias 9 a 11 de agosto, no auditório da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, uma capacitação de Formação em Educação Ambiental. O evento, que teve duração de três dias, com o módulo I, foi ministrado pelos técnicos da SEMA estadual, Milton Alves e Katiane Almeida.

Participaram do momento, a equipe da SEMA municipal, professores da rede municipal de Ensino e diretores de escolas.

De acordo com a pasta, a segunda e última capacitação tem previsão para acontecer em novembro, onde será trabalhado o módulo II.

O governo municipal, vem investindo na capacitação dos seus servidores municipais, com o objetivo de qualificar os profissionais, para que sejam realizados atendimentos e prestar serviços de qualidade para toda a população acopiarense.

#MeioAmbiente 04/08/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Acopiara alcança pela sexta vez consecutiva a nota máxima do Índice de Qualidade do Meio Ambiente- IQM

O município alcançou pelo sexto ano consecutivo a nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM). Para obter este resultado, o município atendeu aos critérios de avaliação como desenvolver ações de promoção às Políticas Municipais de Resíduos Sólidos, a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis e a sustentabilidade econômica, além das ações de coleta de resíduos recicláveis.

O IQM é um indicador que influencia na divisão do repasse do ICMS do Ceará para os municípios. Ao cumprirem os critérios do IQM, os municípios melhoram as receitas do ICMS em 2%.

A conquista é fruto do compromisso do governo municipal com as questões ambientais e também do empenho de todos os profissionais que diretamente cuidam e atuam em ações de preservação do meio ambiente.

#MeioAmbiente 28/07/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente realiza prestação de contas sobre licença ambiental no município

A Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara realizou na quarta-feira, 27 de julho, uma reunião com participação do Conselho Municipal do Meio Ambiente- COMDEMA onde foram apresentados dados sobre a concessão de licenças ambientais no ano de 2021 e também no primeiro semestre de 2022.

De agosto do ano passado até o momento foram protocoladas 793 licenças e já emitidas 647 no total beneficiando pequenos produtores acopiarenses e também empresas instaladas no município a exemplo de Postos de Combustíveis., entre outras.

#MeioAmbiente 14/07/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE SEMA de Acopiara, em parceria com a Secretaria da Saúde realiza recolhimento de Pneus inservíveis afim de evitar doenças

O governo municipal de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria da Saúde, realiza constantemente, ações de recolhimento de pneus inservíveis em comércios e terrenos baldios do município, com o intuito de acabar com a proliferação das arboviroses, causadas pelo mosquito aedes aegipty, transmissor da dengue, zica e chikungunya.

Essas ações fazem parte do Programa municipal ECOOPONTO, cujo objetivo é recolher esses pneus inservíveis para o destino correto, ou para serem doadas, melhorando assim, a qualidade de vida da população acopiarense.

#MeioAmbiente 30/06/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Obras da Central dos Resíduos Sólidos de Acopiara avançam

Em Acopiara avançam as obras de construção da Central de Resíduos Sólidos do município construída em parceria entre Prefeitura e o Consórcio de Desenvolvimento da Região Sertão Central Sul-Codessul.

O equipamento tem por finalidade receber e dá a destinação final e ambiental adequadada para os resíduos da coleta seletiva e da coleta comum, desta forma contribuindo para o cuidado com o Meio Ambiente e com as políticas nacionais de sustentabilidade.

A partir do funcionamento da Central de Resíduos tambe´m serão oportunizadas mais condições de trabalho e renda para os catadores acopiarenses e suas famílias.

#MeioAmbiente 29/06/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE SEMA de ACopiara realiza a I Mostra Cultural do Meio Ambiente

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente- SEMA, realizou na última terça-feira, 29, na E.E.F. Moreira Barros, nos Moreiras, a I Mostra Cultural do Meio Ambiente. Na ocasião, aconteceu uma palestra com os temas "A Importância de Preservar o Meio Ambiente para um Planeta Sustentável", e o "Descarte Correto do Óleo de Cozinha Usado", através do Programa Ecoóleo, em parceria com a Fábrica de Sabão Juá, do Juazeiro do Norte, ministrada pelo gerente de resíduos sólidos da SEMA do município, Jodacy Gonçalves. Aconteceu também, uma apresentação de vídeo sobre a temática.

#MeioAmbiente 20/06/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE SEMA de Acopiara realiza Palestra Educativa sobre descarte correto do óleo de cozinha na Escola Elodia Tavares

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria da Educação, realizou uma Palestra Educativa sobre o descarte correto do óleo de cozinha para os alunos dos turnos manhã e tarde da E.E.F Elodia Tavares. A ação aconteceu na última quarta-feira, 15, e foi ministrada pelo gerente de resíduos sólidos da SEMA, Jodacy Gonçalves. O momento também contou com apresentação de um filme sobre a temática.

Essa ação faz parte do Programa municipal Ecoóleo, uma parceria da SEMA com o a Fábrica de Sabão Juá, de Juazeiro do Norte, e Associação dos Agentes Recicladores do município- AARA.

#MeioAmbiente 09/06/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Encerrada com sucesso a Semana do Meio Ambiente no município de Acopiara

Encerrando a Semana do Meio Ambiente no município, a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com os agentes jovens ambientais do Programa Aja de Acopiara, e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes-NUCA, realizou na manhã desta quinta-feira, 09, o reflorestamento da mata ciliar degradada no Rio Trussu, na propriedade do senhor Judeone Feitosa, no distrito de São Paulinho. Na ocasião, foram plantadas mudas nativas de Ipê e Sabiá, e foram distribuidas mudas para os alunos e coordenadores da Escola Manoel da Silva Leal, na referida localidade.

Participaram da ação, o secretário da pasta, Danilo Bastos, a coordenadora municipal do Programa AJA, Talina Guedes, o coordenador do Viveiro de Mudas, José Wilton, o coordenador do NUCA, Orlando Alencar, crianças do NUCA, agentes jovens ambientais e a equipe técnica da secretaria do Meio Ambiente.

#MeioAmbiente 09/06/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza o segundo dia da Semana do Meio Ambiente no município

Dando continuidade ao segundo dia da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com os agentes jovens ambientais do Programa Aja, realizou na manhã desta quarta-feira, 08, na Praça da Matriz, a distribuição de mudas e doação de pneus inservíveis, com o objetivo de conscientizar e incentivar a população sobre a importância do plantio, para uma melhor qualidade de vida. Além de ter o cuidado, e contribuir com a preservação e conservação do meio ambiente.

Nesta quinta-feira, 09, a Semana se encerra com o reflorestamento da mata ciliar degradada no Rio Trussu, para os alunos da Escola Manoel da Silva Leal- distrito de São Paulinho e para a população local.

#MeioAmbiente 07/06/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara inicia a Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado, deu início na manhã desta terça-feira, 07, a Semana do Meio Ambiente, que acontece nos dias 07 a 09 de junho.

A abertura aconteceu no Núcleo de Artes, próximo ao Banco do Brasil, e contou com as presenças dos secretários da pasta, Danilo Bastos, Dário de Sousa (Cultura), e Karoline Nóbrega (Agricultura), do vereador Denis Bastos, do controlador do município, Anderson Aragão, do assessor e coordenador da Sala do Empreendedor Eduardo Gaspar, do coordenador estadual do Programa "Agente Jovem Ambiental", Weberton Sena, da tecnóloga em Recursos Hídricos da COGERH de Iguatu, Adriana Débora, da diretora da Escola municipal Elodia Tavares, Wladna Feitoza, e dos estudantes, alunos da AABB Comunidade, AJAS de Acopiara e técnicos da secretaria do Meio Ambiente. Na ocasião, aconteceu uma apresentação de dança do grupo da AABB Comunidade, que encantou o público presente. Após a apresentação, teve discurso das autoridades, que falaram sobre a importância de preservar, de cuidar e conservar o meio ambiente, com o intuito de conscientizar a população. Em seguida, foi ministrada por Adriana, uma palestra sobre a temática da Semana, que tem como o tema "Nascentes Preservadas, Água Garantida."

A Programação segue nesta quarta-feira, 08, com a distribuição de mudas e doações de pneus inservíveis pintadas para a utilização em jardins. O evento acontecerá na Praça da Matriz, a partir das 9:00 horas.

Na quinta-feira, 09, acontecerá o reflorestamento da mata ciliar degradada no Rio Trussu, para os alunos da Escola Manoel da Silva Leal- distrito de São Paulinho e para a população local.

#MeioAmbiente 06/06/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realizará nos dias 07 a 09 de junho a Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, realizará nos dias 07 a 09 de junho, a Semana do Meio Ambiente. Arraste para o lado e confira a programação!

#semanadomeioambiente

#pma

#MeioAmbiente 18/05/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a inpEV e ADAGRI, realizou na última terça-feira, 17, no Arco da Santa, o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos para o destino correto.

A ação, que faz parte do Sistema Campo Limpo, tem como objetivo de evitar o descarte de forma incorreta e irregular, com o intuito de não causar danos ao meio ambiente e nem a saúde da população.

Estiveram presentes na ocasião, técnicos da secretaria, agricultores, produtores rurais e comerciantes locais.

#MeioAmbiente 12/05/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara intensifica os trabalhos de recolhimento de pneus inservíveis no município

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente- SEMA, está intensificando os trabalhos de recolhimento de pneus inservíveis em terrenos baldios e borracharias do município, com o objetivo de evitar a proliferação de arboviroses como a dengue, zica e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os pneus são recolhidos e levados para um destino de descarte correto ou são usados no plantio de mudas como forma de depósito de terra e compostagem, auxiliando no crescimento das árvores em ações de educação ambiental, melhorando assim, a qualidade de vida dos municípes.

#MeioAmbiente 18/04/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza mais uma ação de recolhimento de pneus inservíveis no município

Em mais uma ação de combate às arboviroses como a dengue, zica e chikungunya no município, a Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria da Saúde (setor de endemias), realizou na manhã desta segunda-feira, 18, o recolhimento de pneus inservíveis em borracharias, comércios e terrenos baldios, com o objetivo de dar o destino ambientalmente correto. A ação faz parte do Programa municipal EcoPonto.

#MeioAmbiente 08/04/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Acopiara é contemplada com uma prensa através do Programa Auxílio Catador, do Governo do Estado

O município de Acopiara, foi contemplado com uma Prensa pelo Governo do Estado, graças aos trabalhos realizados pela gestão, por meio da Secretaria do Meio Ambiente- SEMA, através do Programa Auxílio Catador. O novo maquinário, que auxiliará nos trabalhos dos agentes recicladores, foi entregue na última quinta-feira, 8, na Sede da Associação dos Agentes Recicladores- AARA.

O evento contou com a participação do prefeito, Antônio Almeida Neto, do secretário da pasta, Danilo Bastos, do coordenador estadual do Programa Auxílio Catador e do Programa AJA estadual, Weberton Sena, do coordenador municipal da Coleta Seletiva, jodacy Gonçalves, da equipe técnica da secretaria da SEMA, dos agentes recicladores e suas famílias, e da população.

Na ocasião, o prefeito destacou sobre a importância do maquinário para a agilidade, rapidez, e facilidade na reciclagem dos materiais recolhidos pelos recicladores, de onde poderão vender seus materiais e tirar o seu sustento e da sua família. Parabenizou e agradeceu toda a equipe belo belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido na área ambiental por todos no município, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população acopiarense.

#MeioAmbiente 24/03/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza distribuição e plantio de mudas nativase e palestra sobre Árvores Nativas no Trussu

Na manhã desta quinta-feira, 24, último dia da Festa Anual das Árvores realizada no nosso município, a nossa equipe através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com os agentes atuantes do Programa Agente Jovem Ambiental- AJA, esteve na escola E.E.F Ricardo Pereira Cavalcante, no Trussu, realizando a distribuição e o plantio de mudas nativas, e contou com a participação de professores e alunos. Na ocasião, aconteceu também, uma palestra educativa sobre a temática. A ação contou com as presenças do secretário, Danilo Bastos, e da coordenadora municipal do Programa AJA, Talina Guedes.

#MeioAmbiente 24/03/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara segue dando continuidade à Programação da Festa Anual das Árvores

Dando continuidade à Programação da Festa Anual das Árvores, que teve seu início no dia 22, a Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente-SEMA, realizou a distribuição de mudas nativas gratuitamentamente para as pessoas que passaram próximas ao local. A ação, que tem como objetivo de conscientizar a população sobre a importância da conservação e preservação da natureza, aconteceu próxima aos correios na última quarta-feira (23) e foi realizada pelos técnicos da Secretaria da SEMA.

Nesta quinta-feira, 24, terceiro e último dia de evento, está acontecendo o plantio de mudas na E.E.F municipal Ricardo Pereira, no distrito de Trussu, onde está sendo realizada pelos agentes municipais do Programa Agente Jovem Ambiental- AJA, em parceria com a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente.

#prefeituradeacopiaramelhorparavocê

#meioambiente

#festaanualdasarvores

#MeioAmbiente 22/03/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara inicia a Festa Anual das Árvores

Teve início na manhã desta terça-feira (22), no Auditório do Centro Administrativo- CETEC de Acopiara, a abertura da Festa Anual das Árvores, um evento do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente- SEMA e que acontece anualmente na última semana do mês de março. O tema desta edição foi sobre as Árvores Nativas: Plante essa ideia, e tem como objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação e preservação da natureza, das árvores, através do plantio de mudas nativas.

Em seu discurso, o secretário da pasta, Danilo Bastos, falou sobre a importância desse programa, do evento em geral e do incentivo que a gestão e o prefeito Antônio Almeida Neto vem dando à secretaria, por meio de políticas públicas voltadas para o meio ambiente, para que sejam realizadas ações de melhoria de vida da população acopiarense. Destacou também sobre as conquistas para o município, como uma prensa, e um carrinho que auxiliarão nos trabalhos de coleta seletiva, realizados pelos agentes recicladores do município. E parabenizou também, os trabalhos realizados pelos agentes do Programa Agente Jovem Ambiental- AJA, um programa estadual em parceria com o municipal. Na ocasião, os presentes assistiram à uma palestra ministrada pela engenheira ambiental, Beatriz Dias, que falou sobre as árvores nativas, a sua importância e os tipos que existem na nossa região.

A Programação segue nesta quarta-feira, 23, com a distribuição gratuita de mudas para a população. A ação acontecerá próxima aos correios. E na quinta-feira, 24, com o plantio de mudas, em uma escola municipal, no distrito de Trussu.

Estiveram presentes ao evento, além do secretário Danilo Bastos, os secretário da Cultura, Dário de Sousa, a secretária da Saúde, Fábia Almeida, a secretária da Agricultura, Karoline Nóbrega, o Controlador do município, Anderson Aragão, o comandante da Guarda Municipal, Júnior Pereira, coordenador regional do Programa Coleta Seletiva e do AJA, Weberton Sena, representantes da cultura, finanças, técnicos da Secretaria da SEMA, agentes recicladores de Acopiara e agentes do Programa AJA.

#MeioAmbiente 21/03/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realizará a Festa Anual das Árvores

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente- SEMA, realizará nos dias 22 a 24 de março, a Festa Anual das Árvores, com o tema "Árvores Nativas". O evento acontece anualmente na última semana do mês de março, e terá um diferencial em relação as edições anteriores, em que terá a participação direta dos agentes do Programa estadual em parceria com o municipal "Agente Jovem Ambiental- AJA". O objetivo do evento é conscientizar a população sobre a preservação vegetal nativa, que contribui para a manutenção de nascentes, curso dos rios, proteção do solo, abrigo e alimentação da fauna e controle de pragas.

Entre as ações que serão realizadas pela equipe da SEMA, estão uma blitz educativa, distribuição e plantio de mudas nativas.

Confira a nossa programação!??

#MeioAmbiente 17/03/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza palestra educativa sobre o descarte correto do lixo nas escolas

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente- SEMA, em parceria com a Secretaria da Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (17), uma palestra educativa para os alunos da escola municipal Serafim de Sousa Lima, no bairro Aroeiras, sobre o descarte correto do lixo. A palestra foi ministrada pelos agentes do Programa Agente Jovem Ambiental, do governo do estado, e contou com as presenças do secretário da SEMA, Danilo Bastos, e da coordenadora municicipal do Programa AJA, Talina Guedes.

O momento proporcionou um momento de aprendizagem e conhecimento para os alunos da escola sobre o tema.

#MeioAmbiente 17/03/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza recolhimento de pneus inservíveis para evitar arboviroses no município

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (17), o recolhimento de pneus inservíveis de borracharias e das ruas do município, com o objetivo de evitar a proliferação das arboviroses, como a dengue, zica e chikungunya. A ação faz parte do Programa EcoPonto, da Prefeitura Municipal.

#MeioAmbiente 14/03/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza arborização de árvores nativas e exóticas no município

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, vem realizando, constantemente, ações de arborização de árvores nativas e exóticas por todo o município, com o intuito de dar sobreamento, bem como a colocação de protetores de madeira para assegurar o plantio, desenvolvimento e proteção nas mudas ali introduzidas, além de proporcionar à cidade inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população e influenciar na redução da poluição sonora, visual e auxiliar na conservação do ambiente.

Uma dessas ações aconteceu na Praça Estação Cidadania, no bairro Nova Acopiara, e foi realizada pela equipe do Viveiro de Mudas do município.

#PrefeituradeacopiaraMelhorParaVocê

#meioambiente

#preservação

#arborização

#MeioAmbiente 28/02/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Acopiara é certifica pela 5º vez com o Selo Município Verde

Acopiara mais uma vez foi certificada pelo Programa Selo Município Verde (PSMV) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

O programa tem a finalidade de identificar a cada dois anos municípios que desenvolvem ações de proteção ao Meio Ambiente por meio da conservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. Cuidar do Meio Ambiente é contribuir com a qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

#SEMA

#MeioAmbiente 22/02/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Agentes recicladores de Acopiara ganham pneus e câmaras de ar novos para a manutenção dos carrinhos de trabalho

A Prefeitura de Acopiara, através da secretaria do Meio Ambiente, fez a aquisição e entrega de pneus e câmaras de ar novos para a manutenção dos carrinhos dos agentes recicladores do município. foram 20 pneus e 20 câmaras de ar que irão auxiliar nos trabalhos dos recicladores que fazem parte da Associação dos Agentes Recicladores de Acopiara- AARA, com o objetivo de dar melhores condições e locomoção no transporte de produtos recicláveis, através do Programa da Coleta Seletiva.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Danilo Bastos, o prefeito Antônio Almeida Neto vem dando o total apoio e condições de melhorias para a categoria.

#MeioAmbiente 14/02/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara está ofertando gratuitamente a distribuição de mudas de diversas espécies para a população acopia

A Secretaria do Meio Ambiente por meio do Viveiro Municipal está ofertando à população acopiarense a distribuição de mudas de diversas espécies. O viveiro possui espécies frutíferas, ornamentais, medicinais entre outras.

O equipamento funciona na área externa da Escola Hugo de Gouveia, das 8h às 14h.

O plantio de mudas, os cuidados com o meio ambiente favorecem o sistema em que vivemos. Faça a sua parte, adote uma árvore, plante uma muda, ajude na preservação do Meio Ambiente.

#MeioAmbiente 04/02/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara em parceria com o Sabão Juá realiza uma importante reunião sobre o Projeto Ecoóleo

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Fábrica de Sabão Juá, de Juazeiro do Norte, realizou na última quinta-feira (3), no auditório do Centro Administrativo- CETEC, uma importante reunião para os agentes recicladores do município e para os agentes do Programa Agente Jovem Ambiental-AJA, sobre a importância do Projeto Ecoóleo, que visa no recolhimento de óleo de cozinha inservível. O objetivo foi apresentar esse projeto aos agentes ambientais para que em parceria com os recicladores, possam potencializar e fortalecer as ações que vem sendo desenvolvidas em prol do meio ambiente pela gestão no município, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida para todos. Todo o material recolhido será vendido, e o dinheiro arrecado será revertido para a Associação dos Agentes Recicladores de Acopiara- AARA.

Participaram do evento, o secretário da pasta, Danilo Bastos, o representante da Fábrica de Sabão Juá, Margébio Veríssimo, o coordenador regional do Programa AJA, Weberton Sena, os agentes recicladores, os agentes jovens ambientais e técnicos da secretaria do Meio Ambiente.

#MeioAmbiente 20/01/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza ações de arborização de plantas nativas e mutirão de limpeza no município através do AJA

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, está realizando ações de arborização de plantas nativas e mutirão de limpeza em diversos pontos do município. As mesmas estão sendo executadas pelos Agentes Jovens Ambientais, através do Programa AJA, com o objetivo de embelezar e deixar a cidade cada vez mais linda, além de auxiliar na qualidade de vida e saúde física e mental da população acopiarense.

#MeioAmbiente 08/12/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE AARA de Acopiara setá contemplada com equipamentos para o galpão para o trabalho do Programa Coleta Seletiva

A Associação dos Agentes Recicladores de Acopiara- AARA, será beneficiada com equipamentos para o galpão no âmbito de Projeto de Inclusão Social e Produtiva de catadores em redes solitárias do Ceará.

O resultado é uma grande conquista para o município, onde o mesmo participou de um Edital nº 002/2021 de manifestação de interesse do Governo do Estado (equipamentos para os catadores de materias recicláveis) que fazem parte do Programa da Coleta Seletiva.

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, vem trazendo muitos benefícios para a população, no intuito de melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população acopiarense.

#MeioAmbiente 09/11/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Equipe da SEMA de Acopiara recebe visita de orientadoras dos Centros de Resíduos Sólidos do Estado

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara, recebeu nesta última segunda-feira, 8, a visita das orientadoras dos Centros de Residuos Sólidos do Estado, Vanessa Luna e Michelle Viana. As mesmas foram recepcionadas pelo coordenador do Projeto da Coleta Seletiva do município, Jodacy Gonçalves. O objetivo da visita no galpão da Associação dos Agentes Recicladores de Acopiara (AARA), foi comprovarem a documentação de interesse enviada dos catadoresdo município, para participar do edital de manifestação nº 002/2021 para o fornecimento de equipamento do Projeto de Inclusão Social e Produtiva em redes solidárias do ceará.

#MeioAmbiente 13/10/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza entrega de fardamento para os agentes da primeira turma do AJA

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente municipal, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, realizou na manhã desta quarta-feira (13), no Auditório do Centro Administrativo- Cetec, a entrega dos fardamentos para os agentes da primeira turma do Programa Jovem Ambiental- AJA. Na ocasião, foram repassadas algumas orientações pertinentes ao trabalho que eles irão desenvolver em campo, pelos coordenadores do Programa local e regional, Talina Guedes e Weberton Magalhães.

De acordo com Talina Guedes, os agentes selecionados da primeira turma passaram por reuniões virtuais e capacitação, para depois irem realizar os trabalhos em campo em prol do meio ambiente.

O kit material entregue contém: 1 garrafinha, 1 boné, uma sacola, e o fardamento contendo 2 camisas, uma de manga longa e outra de manga curta.

Além dos coordenadores e dos agentes jovens ambientais, o evento contou com a presença do secretário da pasta, Danilo Bastos.

#PraTodosVerem Fotos da entrega do fardamento dos agentes do Programa "Agente Jovem Ambiental-AJA"

#MeioAmbiente 17/09/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara divulga lista dos novos selecionados do Programa AJA

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente do município, em parceria com o Governo do Estado, divulgou nesta última quinta-feira, 16, o resultado final dos classificados do Programa Agente Jovem Ambiental- AJA, para o preenchimento de vagas remanescentes do último edital. Em Acopiara, foram selecionados 12 novos agentes. Confira a lista dos selecionados!

Os novos agentes devem entrar em contato com o coordenador regional do Programa, Weberton Magalhães, através do telefone (88) 988049954, para tirar dúvidas. Os mesmos também devem participar do I Encontro, que acontecerá de forma virtual, através do link https://youtu.be/Lv2a8GQjbkc no dia 21 de setembro, a partir das 15 horas.

#MeioAmbiente 22/07/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Secretário do Meio Ambiente se reune com coordenador do CRAS III para discutir Projeto "Façam Crianças Felizes"

O Secretário do Meio Ambiente de Acopiara (SEMA), Danilo Bastos, se reuniu na última quarta-feira (21), com o coordenador do CRAS III, Jocélio Alves, para discutir o lançamento do Projeto " Façam Crianças Felizes", que tem como objetivo de levar para as escolas municipais de ensino fundamental, oficinas e capacitações sobre temas pertinentes ao meio ambiente. Serão abordados assuntos sobre a sua importância, preservação, problemática do lixo e importância da reciclagem e reutilização.

O Projeto que ainda será lançado, com a data a ser marcada posteriormente para o seu início, tem a parceria com as Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS e Educação.

#MeioAmbiente 22/07/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Município de Acopiara alcança pela 5º vez consecutiva a nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM)

Mais uma conquista para a Terra do Lavrador!

Acopiara alcança pelo quinto ano consecutivo nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM).

Para obter este resultado, o município atendeu aos critérios de avaliação como desenvolver ações de promoção às Políticas Municipais de Resíduos Sólidos, a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis e a sustentabilidade econômica, além das ações de coleta de resíduos recicláveis.

O IQM é um indicador que influencia na divisão do repasse do ICMS do Ceará para os municípios. Ao cumprirem os critérios do IQM, os municípios melhoram as receitas do ICMS em 2%.

A conquista é fruto do compromisso da gestão municipal com as questões ambientais e também do empenho de todos os profissionais que diretamente cuidam preservação do meio ambiente.

#MeioAmbiente 01/06/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Equipe da SEMA de Acopiara realiza visita técnica para orientar agricultores sobre o manejo e controle de pragas

A Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, realizou visita técnica na comunidade Areias dos Guedes. O objetivo desse acompanhamento é fornecer orientações sobre o manejo e controle de pragas, doenças nas hortaliças, frutíferas, produção de aves e suínos dos quintais produtivos.

#MeioAmbiente 18/05/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município

A Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara em parceria com a ADAGRI, realizou na tarde da última segunda-feira (17), no Arco da Santa, o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, através do Programa Sistema Campo Limpo.

A ação aconteceu de forma Drive Thru das 14 às 17 horas, onde os produtores rurais e comerciantes de agrotóxicos puderam fazer a sua devolução, respeitando todas as medidas preventivas e sanitárias da Covid-19.

As embalagens recolhidas foram encaminhadas para o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), onde foi dado o destino final correto.

#MeioAmbiente 11/05/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE SEMA prorroga prazo para envio dos documentos do cadastro de reserva do programa AJA

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara, informa que o prazo final para o envio da documentação dos candidatos do cadastro de reserva do Programa Agente Jovem Ambiental- AJA foi prorrogado até o dia 30 de maio.

Os candidatos que ainda não enviaram a documentação devem acessar o site da SEMA ou clicar no link abaixo para enviarem os documentos que são necessários.

https://www.sema.ce.gov.br/.../programa-agente-jovem.../

A SEMA ainda informa que se os candidatos NÃO enviarem os documentos até o dia previsto para o encerramento (30/05), os mesmos serão DESCLASSIFICADOS do Processo Seletivo.

#MeioAmbiente 09/05/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Agentes Recicladores de Acopiara recebem novos fardamentos e kits de trabalho

Agentes recicladores do município participaram na última sexta-feira, 07 de maio, de um encontro promovido pela Secretaria do Meio Ambiente onde receberam os novos fardamentos doados pela Prefeitura de ACOPIARA para o grupo e ainda as carteirinhas de identificação dos sócios da AARA, kits de higiene e de limpeza. No encontro, também foram entregues cestas básicas doadas pela empresa de Coleta de Lixo para os sócios catadores participantes do Projeto Coleta Seletiva.

#Acopiara 23/04/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Acopiara é certificada pela quarta vez com o Selo Verde

Acopiara mais uma vez foi certificada pelo Programa Selo Município Verde (PSMV) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

O programa tem a finalidade de identificar a cada dois anos municípios que desenvolvem ações de proteção ao Meio Ambiente por meio da conservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. Cuidar do Meio Ambiente é contribuir com a qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

#centenarioacopiara #SEMA

#MeioAmbiente 13/04/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara, em parceria com o Governo do Estado divulga resultado de análise de documento do AJA

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente Estadual, divulga nesta terça-feira, 13, a lista dos aprovados do Programa Agente Jovem Ambiental, após a etapa de análise da documentação.

De acordo com a técnica da SEMA municipal, Talina Guedes, a SEMA estadual convocará em até 30 dias, os candidatos que ficaram no cadastro de reserva para preencher as demais vagas.

Para maiores informações, acesse: https://www.sema.ce.gov.br/resultado-da-analise-da.../

#MeioAmbiente 29/03/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara divulga resultado final do Programa Auxílio Catador- Edição 2021

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente estadual, divulga nesta segunda-feira, 29, o resultado final do Programa Auxílio Catador Permanente- edição 2021. Veja a lista dos agentes recicladores contemplados!

AUXÍLIO CATADOR PERMANENTE

Devido a urgência da calamidade em saúde pública e vulnerabilidade social da categoria dos catadores, o qual perderam grande parte da sua capacidade de sobrevivência, após o início da pandemia da COVID-19, foi necessária a urgente e aprovação da Lei Nº17.377/2021, tornando permanente a política pública social instituída por meio da Lei nº17.256/2020, objetivando assegurar a redução dos impactos no meio ambiente, através dos serviços ambientais prestados pelos catadores cearenses associados, a partir da realização da coleta seletiva.

Dessa forma, o Programa Auxílio Catador repassa o valor financeiro diretamente aos catadores, por meio de cartão bancário personalizado, buscando-se, em contrapartida a esse apoio, o incremento de atividades relativas à reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos.

Dessa forma, acredita-se que com a instituição em uma política pública relevante e permanente, os catadores estejam associados ou cooperados, como um fator também de resgate da cidadania, pois organizados em associação, estes podem ser melhor acompanhados e receberem mais benefícios e apoios governamentais, devido a possuir uma documentação mínima de cidadania, vinculando-se aos seus congêneres, com o rateio dos recursos e do trabalho compartilhado, diminuindo estar a margem da sociedade, e garantindo seus direitos sociais.

Por fim, o Programa Auxílio Catador contribui para a mobilidade social dos catadores; fortalece o associativismo na categoria de catadores; amplia o volume de materiais recicláveis coletados e comercializados pelos catadores, e por conseguinte complementa e aumenta sua renda per capita.

#Administração 11/03/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara divulga RESULTADO PRELIMINAR do Programa Agente Jovem Ambiental

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente municipal, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente Estadual, divulga a lista dos classificados e do Cadastro de Reserva do AJA em Acopiara!

Confira o RESULTADO PRELIMINAR do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Para maiores informações, acesse o link: https://www.facebook.com/295194703881127/posts/3758247467575816/ ou ligue 88 8171-6106, falar com a Talina, da Secretaria do Meio Ambiente Municipal.

#Acopiara 05/02/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE O cadastro do Auxílio Catador para as famílias beneficiadas é Prorrogado

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) prorrogou para o dia 26 de fevereiro, o prazo para inscrição no cadastro do Programa Auxílio Catador 2021. Em Acopiara, as famílias beneficiadas cadastradas pela SEMA municipal aguardam o resultado final, que está previsto para o dia 30 de março, de acordo com o calendário da SEMA estadual.

#MeioAmbiente 25/01/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza cadastramento do Programa Auxílio Catador para catadores do município

A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, está realizando a inscrição do Auxílio Catador dos agentes recicladores do município, que fazem parte da Associação dos Agentes Recicladores de Acopiara-AARA. O objetivo do Programa é assegurar a redução dos impactos do meio ambiente, através dos serviços ambientais prestados pelos catadores a partir da coleta seletiva.

O cadastramento está sendo realizado nas residências dos catadores, ou na própria Associação.

O valor do auxílio catador é um quarto do salário mínimo, que gira em torno de R$ 255,00 para cada família beneficiada.

#MeioAmbiente 25/11/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara continua intensificando às ações do Programa Eco Ponto no município

A Prefeitura de Acopiara, através da secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a equipe de endemias da secretaria da Saúde, está dando continuidade ao Programa do Eco Ponto de pneus no município. Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25, a coleta de pneus inservíveis nas borracharias e terrenos baldios, com o intuito de evitar a proliferação de doenças, como: dengue, zica, chikungunya, etc. Além disso, contribuir também, na preservação do meio ambiente da cidade.

#MeioAmbiente 23/11/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara segue dando continuidade ao Projeto do ECOÓLEO no município

A Prefeitura de Acopiara, através da secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Fábrica de Sabão Juá, de Juazeiro do Norte, segue dando continuidade ao Projeto do ECOÓLEO. Recentemente, foi enviado para o município do Cariri, uma remessa de óleo usado, que foi recolhido nos coletores distribuídos na cidade e na ABASAMA, para que se tenha um destino correto, sem prejudicar o meio ambiente. Todo esse material colhido gera renda para a Associação dos Agentes Recicladores de Acopiara- AARA.

#MeioAmbiente 27/04/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Acopiara realiza manutenção de praças, avenidas e Viveiro de Mudas

#CidadeBemCuidada

A Secretaria do Meio Ambiente continua produzindo resultados com um trabalho permanente conduzido por equipes que realizam serviços de manutenção de praças, avenidas e viveiro de mudas.

O secretário da pasta, Chagas Neto, reforça o comprometimento da SEMA em melhorar cada vez mais, mas enfatiza que a participação de todos os cidadãos é essencial para manter a cidade arborizada e bem cuidada.

www.acopiara.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 17:26:57