CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 18/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Nova remessa de tickets do Programa Vale Gás Social estará disponível a partir do dia 19 de dezembro
#AssistênciaSocial 22/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Realizada II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Evento reuniu organizações da sociedade civil, pessoas com deficiência, familiares e profissionais da área
#AssistênciaSocial 20/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo Municipal de Acopiara divulga relação de famílias beneficiadas com o Programa "Ceará Sem Fome"

Veja lista das famílias acopiarenses beneficiadas com o Programa "Ceará Sem Fome!

#AssistênciaSocial 20/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CMDCA divulga lista final dos candidatos habilitados para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Acopiara

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acopiara- CMDCA, divulga a relação final dos candidatos habilitados ao processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar do Município.

#ConselhoTutelar #eleições #2023

#AssistênciaSocial 19/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Conselho municipal da Pessoa Idosa em Parceria com a STDS de Acopiara realiza II Seminário da Campanha Junho Violeta

unho Violeta | Dia Mundial de Concientização da Violência Contra a Pessoa Idosa ????????????

Dentro da Programação do Junho Violeta, foi realizado na última sexta-feira (16), pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do município, o II Seminário sobre a temática. O evento aconteceu no auditório da Pracinha da Cultura.

Na ocasião, apresentação com o Coral Vozes da Experiência, projeto da Assistência Social com o grupo dos idosos do CRAS II, e palestras com as psicólogas Andreia Soares e Iolanda Almeida, que abrilhantaram o momento para o público presente.

O objetivo do evento foi de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

Estiveram presentes no evento além das palestrantes, membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, idosos, representantes do NUCA, assistentes sociais, psicólogos, estudantes e técnicos da STDS.

#AssistênciaSocial 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo Municipal de Acopiara realizará o II Seminário do Combate à Violência contra os Idosos

?? Junho Violeta é um mês dedicado a discutir sobre o combate à violência contra a pessoa idosa.

?? É importante lembrar que as pessoas idosas são parte fundamental da nossa sociedade, e que merecem todo o nosso respeito e carinho.

??Como parte dessa luta, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social estará realizando o II Seminário de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, no dia 16 de junho, na Pracinha da Cultura.

Violência contra a pessoa idosa é crime! Denuncie!

#junhovioleta #stds #GovAcopiara

#AssistênciaSocial 07/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo Municipal de Acopiara realiza mais uma ação do CADÚnico intinerante no distrito do Trussu

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Cadastro Único e em parceria com as secretarias municipais da Educação e Saúde, realizou mais uma ação do CadÚnico Itinerante.

???Na manhã desta terça-feira, 07 de junho, as equipes se deslocaram para o distrito de Trussu para ofertar atendimentos descentralizados aos beneficiários de programas sociais, na Escola Municipal Sólon Guedes.

Segundo a coordenadora do CadÚnico em Acopiara, Naêsla Viana, o principal objetivo da ação foi a atualização cadastral na base de dados, dessa forma evitando suspensões e cancelamentos.

Participaram da ação secretários municipais, servidores e população em geral. ??????????????????????????????????

#AssistênciaSocial 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS de Acopiara informa que o Projeto "Cadastro Único itinerante" estará na localidade do Trussu

?? A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social informa que o Projeto "Cadastro Único Itinerante + Perto de Você" estará na localidade de Trussu realizando atendimentos a toda população da região.

? Atenção beneficiários que necessitam realizar a atualização dos dados cadastrais!

O Projeto visa garantir por meio de ações intersetoriais, o acesso das famílias às políticas públicas, em especial a de transferência de renda que dialogue com sua respectiva vulnerabilidade. O objetivo é promover o fortalecimento da rede e, assim, garantir a efetivação de direitos por meio de ações que transformem suas realidades.

OBS: Leve seu RG, CPF, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA e TÍTULO DE ELEITOR. (todos originais) ??

#AssistênciaSocial 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS de Acopiara realiza a I Mostra de Experiências Exitosas no SUAS de

A I Mostra de Relatos das Experiências Exitosas no Sistema Único de Assistência Social de Acopiara- SUAS, foi um sucesso!

Realizado pelo Governo Municipal de Acopiara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social — STDS, o evento aconteceu na manhã e tarde da última sexta-feira (19), no Centro Pastoral, com exposição de trabalhos realizados pelos técnicos dos equipamentos: CRAS/CREAS/BRINQUEDOTECA, entre outros. O momento foi abrilhantado pela participação da Banda Municipal Eduardo Gurgel Valente, apresentações de capoeira, teatro e coral com o grupo de idosos.

Na ocasião, foram ministradas palestras, sobre a Política de Educação Permanente para trabalhadores do SUAS, ministrada pela técnica da gestão do Governo do Estado, Ana Milana Cosmo Lucio, tendo como debatedoras Mônica Tavares e Mayewe Elyenia Alves, professora do IFCE de Iguatu; e sobre os Avanços e Desafios do Núcleo Municipal de Educação Permanente para os trabalhadores do SUAS (NUMEP SUAS ACOPIARA), ministrada pela assistente Social, Nerina de Souza Guimarães.

O evento registrou a apresentações dos nove trabalhos de Experiências Exitosas realizadas no município, bem como entrega de certificados para os trabalhos apresentados e premiação.

Estiveram presentes no evento, o prefeito, Antônio Almeida Neto; a secretária da STDS e primeira-dama, Rosa Almeida; secretários municipais, representantes do Poder Legislativo, representantes do Governo do Estado, Conselho Tutelar e servidores municipais de Acopiara e outros municípios.

#AssistênciaSocial 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Seminário da campanha Maio Laranja (Faça Bonito) é realizado em Acopiara

Palestras riquíssimas com convidados especiais, debates importantes, exposição de conhecimentos, momentos de reflexão e de conscientização marcaram o Seminário com a temática " Prevenindo e Enfrentando a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes", em prol da Campanha Maio Laranja (Faça Bonito).

O evento aconteceu no Cineteatro, na Pracinha da Cultura (Nova Acopiara) na última quarta-feira (17).

A ação foi uma realização do Governo Municipal de Acopiara, através da intersetorialidade, por meio do CREAS, em parceria com o CRAS dos município, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Polícia Civil, Procuradoria, OAB, Selo Unicef, NUCA, PETECA e as Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS, Educação e Saúde.

Durante o evento, foram ministradas palestras sobre a temática, sobre a importância da escuta especializada, da parceria entre os profissionais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, em busca de acabar com os abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Acopiara. As mesmas foram ministradas pelo Juiz da 2ª Vara Cívil da Comarca de Acopiara, o Dr. Paulo Lacerda de Oliveira Júnior, pelo delegado da Polícia Civil do município, André Nicodemos, e pelo Psicólogo e coordenador do CREAS, Paulo Henrique Gurgel Silva.

Estiveram presentes no evento, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social e primeira-dama, Rosa Almeida, representando o prefeito Antônio Almeida Neto, Secretário da Cultura, Esporte e Juventude, Danilo Bastos, o superintendente da STtrans, Dr. Pedro Ítalo, a advogada, Dra. Mara Susy, o Dr. Rangel, representando a Procuradoria, os palestrantes, a articuladora do Selo Unicef, Aldanila Holanda, a assistente social da Educação, Patrícia Martins, representando a secretária da pasta, Maria Helena, a assistente social da saúde, Zilderlandia Lima, representando a secretária da Saúde Rivania, a psicóloga do CREAS, Andréia Soares, Orlando Alencar, articulador do NUCA, a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e dos Adolescentes e assistente social, Angelina Aragão, técnicos, educadores, coordenadores dos equipamentos, orientadores sociais, psicólogos e assistentes sociais.

#AssistênciaSocial 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo do Estado em parceria com o município de Acopiara abre cadastro para o "Programa Ceará Sem Fome"

O Governo do Estado do Ceará através do Programa "CEARÁ SEM FOME", abriu plataforma para que os 184 municípios do Estado relacionem os estabelecimentos comerciais da área urbana e rural (SOMENTE comércio de alimentos), incluindo as Cooperativas da Agricultura Familiar, para serem credenciadas no Programa Ceará Sem Fome.

Após a avaliação positiva do cadastro, o estabelecimento estará apto para implementação do Cartão - Alimentação "Ceará Sem Fome".

?? DEVERÁ SER REALIZADO O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO INDIVIDUAL PARA CADA ESTABELECIMENTO OU COOPERATIVA!

Para realizar o cadastro acesse o link ??

Link de inscrição: https://forms.gle/BdHZUZD7aG13aaQo9

Prazo: até 19 de maio.

#AssistênciaSocial 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Feliz Dia do Assistente Social

#DiaDoAssistenteSocial | Parabenizamos os profissionais que contribuem para o bem-estar social e estão presentes em momentos de superação de obstáculos e sempre prontos para amparar aqueles que mais necessitam. Um trabalho que faz a diferença na vida do próxima e na construção diária da nossa sociedade.

#stds #assitenciasocial #acopiara

#AssistênciaSocial 05/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo Municipal de Acopiara realiza o Dia D do Cadastro Único para a atualização e regularização cadastral

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou o dia "D" do Cadastro Único", uma ação voltada ao atendimento dos beneficiários que necessitavam de atualização em seus dados cadastrais.

Os atendimentos aconteceram nas unidades CRAS do município e também no setor do CadÚnico, na STDS.

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo federal conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características do domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Além disso, é uma ferramenta importante para a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais e para o conhecimento das necessidades dessas famílias pelo governo. Por isso, o Governo Municipal de Acopiara incentiva a população a se cadastrar e manter seus dados atualizados.

#AssistênciaSocial 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo Municipal de Acopiara em parceria com o SENAC capacita alunos acopiarenses que participaram de cursos

O Governo Municipal de Acopiara, por meio da STDS, em parceria com o SENAC capacitou alunos acopiarenses que participaram dos cursos:

??Doces finos para casamento;

??Design de sombrancelha e embelezamento dos cílios;

??Maquiador;

??Curso básico em corte de cabelo masculino e design de barba;

??Produção de ovos de Páscoa;

??Como montar seu próprio negócio.

Participaram da solenidade a primeira dama e secretária da STDS, Rosa Almeida, os técnicos e professores do Senac: Marcone e Juliana, Érica Pereira, coordenadora do Acopiara Capacita, os representantes da Sala do Empreendedor: Eduardo Gaspar, coordenador, e Ghislayne Saldanha, agente de desenvolvimento, também os concludentes, servidores municipais e população em geral.

#AssistênciaSocial 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS de Acopiara entrega kits sociais para usuários participantes dos grupos do Serviço de Convivência

A Secretaria do trabalho e Desenvolvimento Social entregou kits sociais(contendo camiseta, mochila e garrafinha para água)aos usuários inscritos e participantes dos grupos de crianças, adolescentes e idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, assim como para os Técnicos de Referência, Orientadores e Facilitadores sociais, dos equipamentos: CRAS Raimunda Isabel Duarte, no Vila Esperança; CRAS Antônio Francisco do Nascimento, no bairro Vila Nova, e CRAS Maria Ramos Barros, no bairro Moreiras.

O objetivo é o uso pessoal, proporcionando bem-estar aos usuários, bem como para divulgar e potencializar o SCFV, tal e qual, ajudar o usuário a se reconhecer enquanto parte integrante e importante do mesmo.

#AssistênciaSocial 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Comissão do Direito Previdênciário da OAB e CREAS de Acopiara realizam palestra sobre BPC para Pessoa com Deficiência

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social recebeu a Comissão de Direito Previdenciário da OAB com o Projeto "OAB vai à Comunidade" em parceria com o CREAS de Acopiara.

O projeto promoveu uma palestra sobre BPC para a pessoa com deficiência, demonstrando quem possui esse direito, como identificar e como proceder para conseguir esse benefício junto ao INSS.

Participaram deste encontro: Dra. Mara Susy - Conselheira Estadual da OAB e advogada do Creas de Acopiara, Dra. Marciana Aires, presidente da Comissão de Direito previdenciário e assistência social da OAB Iguatu, Dr. Leandro Florentino - presidente da comissão de diversidade da OAB subseção Iguatu, servidores municipais e representantes da sociedade civil.

#AssistênciaSocial 14/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS e Secretaria de Agricultura entregam kits de lanches doados pela Cruz Vermelha para crianças do Mais Infância

A Secretaria Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, realizou a entrega de kits de lanche doados pela Cruz Vermelha as crianças inseridas no Programa Mais Infância.

Na ocasião a coordenadora do Programa, Edinuzia Lima reforçou com as mães e responsáveis que acompanhavam as crianças, a parceria e o compromisso entre a STDS e Governo do Estado a fim de contribuir com a melhoria da qualidade de vida de cada beneficiário(a) do Criança Feliz.

Participaram do momento a secretária da STDS, Rosa Almeida, o secretário da agricultura, Giliarde Felinto, o coordenador da Proteção Básica, Messias Pinheiro e servidores municipais.

#AssistênciaSocial 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL OAB em parceria com a STDS, CREAS E CRAS de Acopiara realizará palestra sobre BPC: Direitos da Pessoa com Deficiência

Todos estão convidados para este importante momento! #oab #creas #cras #stds

#AssistênciaSocial 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo Municipal de Acopiara realiza diversas ações de conscientização sobre o autismo durante o mês de abril

Durante este mês, o governo municipal de Acopiara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, vem realizando diversas ações em alusão ao Abril Azul, Mês de Conscientização sobre o Autismo em vários equipamentos sociais do município. E na manhã desta quinta-feira (13), no CRAS I, na Vila Esperança, foi realizada uma Palestra sobre os Direitos das Pessoas Autistas, ministrada pela advogada, Kélvia Araujo.

Foi um momento de partilha de conhecimentos e vivências para os usuários, familiares, técnicos e, principalmente, para crianças autistas do município.

#AssistênciaSocial 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza almoço de Páscoa e entrega de cestas básicas para usuários dos CRAS

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realizou um almoço especial de Páscoa e a entrega de cestas básicas aos usuários cadastrados nas unidades CRAS do município. Um ato solidário cheio de alegria e gratidão!

Ao todo serão 450 cestas entregues a essas famílias que fazem parte dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. O prefeito Antônio Almeida Neto participou da ação anilado da Secretária da pasta e primeira-dama, Rosmari Almeida, também participaram técnicos, coordenadores e servidores públicos da STDS.

#AssistênciaSocial 03/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA Edital Nº 001/2023/CMDC ABRE INSCRIÇÃO PARA MEMBROS

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acopiara/Ce, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no art. 132 e 139 da Lei Federal Nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), na Resolução Conanda Nº 231/2022 e na Lei Municipal Nº 2.138/2023, abre as inscrições para a escolha dos membros do Conselho Tutelar para atuarem no Conselho Tutelar do Município de Acopiara/Ce e dá outras providências.

Link do edital: https://www.acopiara.ce.gov.br/publicacoes.php?id=452

#AssistênciaSocial 19/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo municipal realiza Seminário em prol da campanha Agosto Lilás

Dentro da programação do Agosto Lilás- Campanha de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher, o governo municipal, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS, por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres- CMDM, em parceria com a Secretaria da Saúde, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Ministério Público e dos equipamentos socioassistenciais CREAS e CRAS, realizou na última quinta-feira, 18, um Seminário sobre a temática. Na ocasião, foram ministradas palestras com profissionais de várias redes, onde foram debatidos assuntos relacionados à conscientização e ao combate da violência contra a mulher. O evento aconteceu no Liceu.

Participaram do momento, a secretária da pasta da STDS, Rosa Almeida, dos coordenadores e técnicos da STDS, do CRAS e CREAS, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, membros do CMDM, da delegada da Polícia Civil, conselheiros tutelares e profissionais da saúde.

#AssistênciaSocial 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo municipal entrega 25 kits bebês para mamães grávidas atendidas pelos CRAS do município

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realizou nesta quinta, 04 de agosto, a entrega de 25 kits bebês para as futuras mamães atendidas pelos Serviços dos CRAS do município. A ação faz parte dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV - visando ofertar o benefício às gestantes em estado vulnerável.

Presentes na ocasião, a secretária da STDS, Rosa Almeida, técnicas sociais e coordenadores.

As gestantes atendidas pelos equipamentos participam regularmente de reuniões mensais com palestras relacionadas à saúde da mamãe e do bebê, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde.

Além destes atendimentos é realizado também o acompanhamento psicossocial, orientações sobre parto, vacinação e amamentação para que as gestantes tenham mais segurança durante o parto e o pós-parto.

O kit entregue é composto com peças do vestuário para o recém-nascido e ainda de itens de higiene pessoal e banheira.

"Queremos estar sempre lado a lado com as nossas gestantes e garantir que elas tenham total acolhimento neste momento especial e único" - comentou a secretária da STDS, Rosa Almeida.

#AssistênciaSocial 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Seminário Municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança é realizado em Acopiara

Na quarta, 03 de agosto, foi realizado em Acopiara o Seminário Municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança voltado à construção do Plano para a Infância e Adolescência. ???????

O encontro reuniu as secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, contando também com a participação de representantes do Selo Unicef, crianças e adolescentes, CMDCA, técnicos da STDS, demais Conselhos do município e ainda representantes do NUCA, sala do Empreendedor, secretária do Meio Ambiente e da Cultura, Esporte e Juventude.

O Prefeito Antônio Almeida participou virtualmente enviando a sua mensagem onde reafirmou o compromisso da gestão municipal em priorizar e garantir os direitos e cuidados voltados às crianças e a juventude.

*[O programa]*

Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Ao longo dos 4 anos da gestão municipal, o Programa oferece subsídios técnicos e recomendações, bem como promove seminários que possibilitam o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção ou à consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Ao final da gestão, são avaliados os resultados obtidos pelos municípios, por meio de uma avaliação técnica e política, concedendo aos prefeitos que impulsionaram avanços nas linhas de ação propostas o Reconhecimento Pleno da Fundação Abrinq de Prefeitos Amigos da Criança.

???????

#AssistênciaSocial 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo municipal de Acopiara irá distribuir os tickets do Vale-Gás Social aos beneficiários do Programa

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento de Acopiara realizará a partir da segunda, 1° de agosto a distribuição dos tickets do Vale Gás Social aos beneficiarios do Programa cujo os nomes estão listados a seguir.

#AssistênciaSocial 26/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo municipal em parceria com o SENAC está realizando curso de Corte de Cabelo e Design de Barba

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com o Senac estará ofertando um curso de "Corte de cabelo e design de barba ??". As inscrições estão ocorrendo no prédio da STDS, localizado no antigo "CSU".

Para maiores informações, procurem a sala do Acopiara Capacita, localizada na STDS.

#AssistênciaSocial 13/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza diálogo sobre “Desafios para prevenção e erradicação do trabalho infantil”

Em alusão ao 12 de junho, seguindo a programação, a Gestão Municipal realizou uma Mesa de Diálogos com o tema: "Desafios para prevenção e erradicação do trabalho infantil". O evento aconteceu no CRAS II, contando com a Representantes do CRAS, CREAS, PETECA, Selo Unicef, Secretaria da Saúde e Procuradoria Geral do Município.

#AssistênciaSocial 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS de Acopiara realiza jantar do Dia das Mães para as mamães atendidas pelos equipamentos socioassistênciais

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realizou na última sexta-feira um jantar em comemoração a festa do Dia das Mães para as mamães que participam dos programas socioassistenciais em nosso município. O evento contou com música ao vivo, apresentação teatral e entrega de lembrancinhas!

#AssistênciaSocial 17/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Escolas municipais em parceria com a STDS do município realiza caminhada em prol de campanha Faça Bonito

A Gestão Municipal, por meio da STDS e em parceria com a Secretaria da Educação, realizou a passeata "Faça Bonito" com a participação de alunos das escolas E.E.F. José Adonias, E.E.F Francisco Uchôa, E.E.F. Pe. João Antônio e E.E.F. João Moreira Barros. A ação ocorreu em alusão ao Combate Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, percorrendo as principais ruas da cidade e com encerramento na praça da Igreja Matriz.

O momento também contou com o apoio da STTRANS e servidores públicos.

#façabonito #18demaio #stds #educacao #pma

#AssistênciaSocial 09/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Diferença entre abuso e exploração sexual

Qual a diferença entre abuso e exploração sexual?

A violência sexual é a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes. A violência sexual ocorre de duas formas: pelo abuso sexual ou pela exploração sexual.

O abuso sexual é a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio.

A exploração sexual caracteriza-se pela utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer espécie, incluindo objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração acontece em quatro formas:

- Exploração sexual no contexto da prostituição;

- Tráfico para fins de exploração sexual;

- Pornografia envolvendo crianças e adolescentes;

- Turismo com motivação sexual.

Denuncie qualquer forma de abuso ou exploração contra criança e adolescentes. Dique 100!

#FaçaBonito #18demaio??

#AssistênciaSocial 26/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza campanha para crianças e adolescentes do município revertidos na declaração de Imposto de Renda

Declare com Amor, garanta Direitos, é uma campanha da Gestão Municipal realizada por meio da STDS, com a finalidade de transformar o seu imposto de renda em ações de cidadania para Acopiara. Arrasta pro lado e confira como fazer parte desta corrente de solidariedade!

#AssistênciaSocial 22/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza ação do Projeto Cadastro Único Intinerante mais perto de você nas comunidades

O Projeto Cadastro Único Itinerante + Perto de Você leva atendimentos e serviços da Prefeitura de Acopiara para mais perto das famílias e comunidades.

A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, através do Setor do Cadastro Único coloca em funcionamento O Projeto Cadastro Único Itinerante Mais Perto de Você. A Coordenadora do Setor do Cadastro Único, Naêsla Viana e o Assessor Tiago Alcântara destacam que o Projeto, busca descentralizar ainda mais as ações do Setor, além de atuar com as políticas socioassistenciais estruturando-se na transversalidade, integrando secretarias e desenvolvendo a intersetorialidade entre as políticas públicas que envolvem as condicionalidades do Programa Auxílio Brasil, que são elas Assistência Social, Saúde e Educação. A Secretária da Pasta, Dra. rosa Almeida, também esteve presente junto a sua equipe de gestão da STDS destacando a importância grandiosidade da ação.

O objetivo do Projeto Cadastro Único Itinerante é levar pra mais perto das pessoas a oferta de atendimento e serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Assim garantindo por meio de ações intersetoriais, o acesso das famílias as políticas públicas, em especial a de transferência de renda e promover o fortalecimento da rede e, assim, garantir a efetivação de direitos por meio de ações que transformem a realidade vivida pelos nossos cidadãos acopiarense. As ações contemplam áreas de vulnerabilidade e risco social do município, como distritos e comunidades.

O primeiro momento do Projeto aconteceu nessa quarta-feira na Sede do Distrito de São Paulinho na Escola E.E.F Manoel da Silva Leal e contou com a parceria das escolas E.E.F Manoel da Silva Leal (Diretora Regina Leal) e Escola Raimundo Mariano (Diretora Renata Gonçalves) e CRAS Raimunda Isabel Duarte - Vila Esperança (coordenador Tiago Fernandes). A ação alcançou o total de 221 atendimentos.

#AssistênciaSocial 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Projeto " Cadastro único Intinerante Mais Perto de Você" estará na região de São Paulinho nesta quarta-feira (20)

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara através da sua equipe do CadÚnico informam que o Projeto "Cadastro Único Itinerante + Perto de Você" estará nesta quarta-feira (20) a partir das 8h da manhã, na localidade de São Paulinho. O Projeto visa garantir por meio de ações intersetoriais, o acesso das famílias as políticas públicas, em especial a de transferência de renda que dialogue com sua respectiva vulnerabilidade. O objetivo é promover o fortalecimento da rede e, assim, garantir a efetivação de direitos por meio de ações que transformem suas realidades.

OBS: Leve seu RG, CPF, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA e TÍTULO DE ELEITOR. (todos originais) ?? Ver menos

#AssistênciaSocial 08/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza registro infantil de forma gratuita
#AssistênciaSocial 01/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Acopiara é contemplada com um carro através de Programa do Gogerno do Estado

O município de Acopiara foi contemplado com um carro que será utilizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para o fortalecimento dos trabalhos da assistência social. A doação foi feita por meio do Pacto pelo Fortalecimento da Política de Assistência Social, lançado pelo Governo do Estado do Ceará.

#AssistênciaSocial 25/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Em parceria com o SENAC, Prefeitura de Acopiara realiza o Dia Municipal da Mulher com diversas atividades

A programação da Semana da Mulher, desenvolvida pela Prefeitura de Acopiara em alusão ao feriado municipal do dia 25 de março, Dia Municipal da Mulher, seguiu ativamente realizando ações em parceria com SENAC, por meio da STDS. Uma oficina de higienização das mãos, bem como manicures, atenderam um público seleto das unidades CRAS, cuidando e valorizando as nossas mulheres acopiarenses.

#AssistênciaSocial 25/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza capacitação de seus servidores no âmbito do SUAS

Nos dias 23 e 24 de março, a STDS realizou a Capacitação "Instrumentalidade e Instrumentos técnico-operativos no âmbito do SUAS", com o objetivo de capacitar toda a equipe técnica para realizar estudos sociais, perícias, pareces e laudos. Investir em capacitação técnica é investir em um melhor serviço e atendimento ao público.

#AssistênciaSocial 25/03/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde de Acopiara realiza programação voltada para a Saúde da Mulher

O Hospital Municipal de Acopiara, realizou na Semana da Mulher, uma programação integrativo com as servidoras do equipamento de saúde. Reconhecer o trabalho incansável destas guerreiras em busca de ofertar uma saúde mais humana e de qualidade é um gesto lhe prestar homenagem nesse dia Municipal da Mulher. A saúde é um grande desafio, mas com amor, dedicação e muito trabalho os resultados são alcançados.

#AssistênciaSocial 25/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS realiza a Semana da mulher em comemoração ao dia

Em comemoração ao Dia Municipal da Mulher, a Prefeitura de Acopiara preparou uma semana com programações alusivas a essa data. Por meio da STDS foi realizada uma manhã integrativa, em homenagem e reconhecimento ao trabalho desenvolvido diariamente com muito compromisso e responsabilidade pelas servidoras municipais do equipamento. A Secretária da pasta, Primeira-dama Rosmari Almeida, fez questão de enaltecer o trabalho de cada uma e demonstrar gratidão pelo zelo no exercício das atividades públicas.

#AssistênciaSocial 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza mais uma ação da STDS na comunidade

A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou mais uma edição STDS NA COMUNIDADE.

???????????????????????????????????????????

A ação descentralizada leva serviços para as comunidades de mais difícil acesso e oferta atendimentos à população local. A localidade de Várzea Redonda, Distrito de Isidoro, recebeu a comitiva da STDS na manhã de ontem, 22, contando com equipes preparadas para recebê-los, tirar dúvidas, realizar atendimentos específicos, promover interação social e ainda cuidar da beleza com serviços como o de manicure.

#STDS #PMA #intersetorialidade

#AssistênciaSocial 18/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência e Prefeitura realizam Encontro com deficientes e famílias no município

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS, realizou na manhã da última quinta-feira (17), no Sindicato dos Servidores Públicos, um Encontro das Pessoas com Deficiência e Suas Famílias, com o tema "O Protagonismo da Pessoa com Deficiência, na Luta por Direitos, Acessibilidade e Participação. Foi um momento interativo, onde o publico presente trocou conhecimento, experiências, histórias de vida e sobre a importância da temática em busca da garantia dos seus direitos. Na ocasião, aconteceu uma apresentação de capoeira, exposição dos direitos da PCD e as novas regras do BPC/LOAS.

Estiveram presentes no evento, a secretária da STDS, Rosa Almeida, o coordenador da Proteção Social Básica (PSB), Messias Pinheiro, o Presidente do Conselho da PCD de Jucás, Agneton Matos, o Presidente do Conselho da PCD de Iguatu, Francielho Silva, o representante do Conselho da PCD de Acopiara, Genival Viana, Edilânia Freitas- PCD e atleta representante do município, e o advogado e conselheiro do CMPCD, Dr. Leandro Florentino.

#AssistênciaSocial 09/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza o I Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021-2024

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS, em parceria com as Secretarias da Educação e da Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes- NUCA e equipe do Selo Unicef municipal, realizou na manhã desta terça-feira, 8, no Centro Pastoral, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021/2024.

O evento contou com as presenças da Secretária da STDS e primeira-dama, Rosa Almeida, da articuladora do Selo Unicef municipal, Aldanila Holanda, do mobilizador do NUCA, Orlando Alencar, da presidente do CMDCA, Angelina Aragão, da Secretária da Saúde, Fábia Almeida, do Secretário do Meio Ambiente, Danilo Bastos, do Procurador Geral do Município, Dr. Jonathas Pinho, do representante do NUCA, Baruc Viana, do Conselheiro Tutelar Will Moreira, agentes comunitários mirins, mobilizadores de várias secretarias municipais, coordenadores, educadores, crianças do Programa AABB Comunidade, assistentes sociais, coordenadora do Programa Criança Feliz, Edinuzia, o coordenador da Proteção Social Básica- PSB, Messias Pinheiro, coordenador da AABB Comunidade, Manoel Soares, a advogada e representante da Procuradoria, Emily Almeida, equipe intersetorial do Selo Unicef, da Banda Municipal Eduardo Gurgel Valente, coordenadores dos CRAS, Laila do Acordeon, sociedade civil em geral. O objetivo do evento foi validar as propostas, as ideias e ações que estão sendo planejadas e que serão trabalhadas durante os próximos anos na nova metodologia do Selo durante a gestão, que englobam indicadores, potencialidades e resultados sistêmicos para a melhoria de vida e garantia de direitos das crianças e adolescentes do município, nas áreas da saúde, educação e assistência social.

O 1º Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes.

#AssistênciaSocial 24/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Escolas municipais de Acopiara serão contempladas com novas carteiras estudantis

As escolas da rede municipal de ACOPIARA serão contempladas com mil novas carteiras que irão renovar o mobiliário escolar e assim, oferecer mais conforto aos alunos acopiarenses.

O secretário da Educação, Robinho Almeida, acompanhou a entrega dos lotes das carteiras no Almoxarifado Municipal e na ocasião afirmou que a sua equipe já está organizando a logística de distribuição às unidades de ensino.

Mais uma importante conquista para o fortalecimento da educação da Terra do Lavrador.

#AssistênciaSocial 22/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Selo unicef de Acopiara realiza reunião ampliada para a construção do Plano municipal voltado para a Criança e Adolescên

A equipe do Selo Unicef de Acopiara, realizou na manhã desta terça-feira (22), uma reunião ampliada para a construção do Plano municipal para Criança e Adolescência do Selo edição 2021/2024. O evento aconteceu no Centro Pastoral, e contou com as presenças da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Rosa Almeida, da articuladora do Selo Unicef, Aldanila Holanda, do articulador do NUCA, Orlando Alencar, COMDICA, mobilizadores de diversos setores da administração, assistentes sociais, educadores, conselheiros tutelares, dos jovens, etc.

Na ocasião, os presentes foram divididos em quatro equipes, onde cada equipe trabalhou uma temática de acordo com os índices do município em relação à saúde, educação, e assistência social, com o objetivo de criar propostas de melhoria de vida para as crianças e adolescentes.

De acordo com a articuladora Aldanila, as equipes devem trabalhar em união, para que o trabalho realizado para as crianças e adolescentes no município seja fortalecido e tenha um resultado bastante positivo.

Para a secretária da STDS e primeira-dama, Rosa Almeida, a gestão do Prefeito Antônio Almeida Neto, vem dando o total apoio em relação as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes no município e falou que esse trabalho é de suma importância para uma melhor qualidade de vida para a população.

#AssistênciaSocial 14/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza ações durante a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A Prefeitura de Acopiara, por meio da parceria entre as secretarias municipais da Saúde, STDS e Educação, realizou a Semana de prevenção da gravidez na adolescência, por meio da realização de palestras, debates e rodas de conversa, levando conscientização ao público adolescente.

Participaram do momento de palestras a Dra. Luciane Tavares, o coordenador do CREAS, Paulo Henrique, e as enfermeiras Gleisoneyde Albuquerque, Angélica Melo e Keylla Jamile.

Também estiveram presentes, a Primeira Dama e Secretária da STDS, Rosa Almeida, e a equipe intersetorial de organização da campanha coordenada pela Assistente Social, Angelina Aragão.

Levar uma mensagem de conscientização e educação sexual aos nossos adolescentes é de fundamental importância. Tudo tem o tempo certo!

#AssistênciaSocial 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS de Acopiara promove capacitação para Conselheiros Tutelares sobre o Sistema SIPIA

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) promoveu mais uma capacitação para os conselheiros tutelares sobre o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). A capacitação foi realizada pela assistente social, Conceição.

O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informação sobre a promoção e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA onde propõem gerar informações com a finalidade de subsidiar a adoção de decisões governamentais sobre políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania.

#AssistênciaSocial 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 1º Encontro Presencial do NUCA para elaboração do Plano Municipal de Participação Cidadã de Adolescentes é realizada

A equipe do Selo Unicef de Acopiara, em parceria com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes-NUCA, mobilizadores da Educação, Saúde e Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, representada pela Presidente, a assistente social, Angelina Aragão, Conselho Tutelar, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, crianças e adolescentes, CREAS, representantes da Procuradoria, Assessoria de Comunicação e demais secretarias municipais em um trabalho intersetorial, realizou o 1º Encontro Presencial do NUCA, para participar da elaboração do Plano Municipal de Participação Cidadã dos Adolescentes, que é um componente importantíssimo da nova metodologia para a conquista do Selo Unicef edição 2021/2024. Na ocasião, também foi apresentado ao público presente, o novo mobilizador do Selo, Orlando Alencar. O evento aconteceu na manhã da última quarta-feira, 25, no Centro Pastoral Pe. Crisares Sampaio Couto.

Em seu discurso, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social e também Primeira-Dama, Rosa Almeida, frizou sobre a importância de serem realizadas ações voltadas para as crianças e adolescentes, melhorando assim, a qualidade de vida dos mesmos. Falou também que o prefeito municipal, Antônio Almeida Neto, tem interesse nas melhorias e um olhar "biônico" nas causas de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, para a construção de um futuro melhor para eles, e acrescentou que todos somos protagonistas para essa construção. E completou que a Gestão vem dando o total apoio para esta causa.

#AssistênciaSocial 25/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretarias da STDS e Agricultura realizam distribuição de Leite para os beneficiários do Programa PAA-Leite

A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria da Agricultura e da STDS, realizaram a distribuição de leite pelo Programa PAA Leite no Distrito de Trussu. Mais um benefício que se destina ao público inserido nos programas de assistência social.

#AssistênciaSocial 18/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Comissão Intersetorial da Infância e Adolescência do Selo Unicef realiza a primeira reunião presencial

A Comissão Intersetorial da Infância e Adolescência do Selo Unicef, realizou na última terça-feira (18), a primeira reunião presencial, que teve como objetivo de tratar sobre a nova metodologia do Selo Unicef com foco na análise dos indicadores de impacto social do município, ações estratégicas, metas e prazos que serão avaliados pelo UNICEF na Edição 2021-2024.

Participaram do momento, mobilizadores do NUCA, da saúde, STDS, Educação, representantes do CMDCA, Conselho Tutelar, adolescentes do Nuca, representante da Assessoria de Comunicação, e equipe do Selo Unicef do município.

A Comissão Intersetorial que é formada e instituída por meio de Decreto do Executivo municipal, conta com representantes da gestão municipal e entidades da sociedade civil que prestam serviços relevantes e acompanham as ações realizadas para crianças e adolescentes, cuja missão é propor, avaliar, monitorar a implementação e desenvolvimento das ações e das políticas públicas em âmbito municipal.

#AssistênciaSocial 12/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara entrega 60 cestas básicas para 60 famílias beneficiárias e atendidas pelos CRAS

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS de Acopiara realizou a entrega de cestas básicas a 60 famílias beneficiárias que são atendidas e acompanhadas diariamente pelos programas e serviços socioassistenciais dos CRAS do município. O objetivo da entrega é contribuir para o enfrentamento a questão da insegurança alimentar das famílias.

#stds

#cras

#AssistênciaSocial 06/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 400 famílias acopiarenses beneficiadas de programas sociais recebem Leite através do Programa PAA-Leite

Cerca de 400 famílias acopiarenses já estão sendo beneficiadas com a distribuição de 3.150 litros de leite através do Programa PAA/Leite realizado em parceria com o Governo do Estado.

A distribuição será realizada semanalmente às terças e quintas-feiras nos CRAS do município.

Prioritariamente o leite será distribuído aos beneficiários do Programa Mais Infância, Programa Criança Feliz e Idosos assistidos pelos Serviços de Convivência.

Entidades como Convívio da Terceira Idade, Casa Lar, Hospital e Cozinha Comunitária também estão recebendo o alimento.

#AssistênciaSocial 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Acopiara participa da Solenidade do Lançamento da nova metodologia do Selo Unicef 2021-2024 em Piquet Carneiro

Acopiara participou nesta terça-feira, 30 de dezembro, da Solenidade Lançamento da Metodologia do Selo Unicef 2021-2024 realizada para os oito municípios que formam o Consórcio de Municípios da Região Sertão Central-Sul- CODESSUL.

O evento foi sediado no município de Piquet Carneiro e contou com a participação da vice-governadora, Izolda Cela, da senhora Sônia Fortaleza, Presidente da APDMCDE e ainda de prefeitos, secretários municipais, articuladores do Selo Unicef, representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescentes- CMDCA, entre outros presentes.

Representando a Terra do Lavrador a primeira-dama e secretária da STDS, Rosa Almeida, a articuladora municipal do Selo Unicef, Aldanila Holanda Oliveira, o secretário de Educação, Robinho Almeida, o presidente do CMDCA do município, Tiago Fernandes e também outros representantes da comissão intersetorial local do Selo Unicef.

#AssistênciaSocial 09/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Distrito de Trussu em Acopiara ganha uma brinquedopraça através do Programa Mais Infância

O distrito de Trussu está ganhando um novo espaço de lazer voltado às crianças: uma Brinquedopraça!

Um novo equipamento readequado através do Programa Mais Infância do Governo do Estado.

A nova área de lazer é totalmente cercada e conta ainda com piso anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. Além de brinquedos, o equipamento irá disponibilizar uma academia ao ar livre, com aparelhos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural.

#AssistênciaSocial 03/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara divulga novo horário de funcionamento dos CRAS do município

#mudançadehorário

????????Se você é usuário/usuária dos nossos CRAS de Vila Nova, Vila Esperança ou de Vila Moreiras, fique atento aos novos horários de atendimento!

Anota aí??????

#STDSAcopiara

#AdmMelhorpraVc

#AssistênciaSocial 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza Projeto STDS na Comunidade no Distrito de Eblom

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara- STDS realizou nesta quinta-feira, 21 de outubro de mais uma edição do Projeto STDS na Comunidade na localidade de Taquari, distrito de Ebron.

Durante a ação foram ofertados atendimentos do CRAS, CREAS, cadastros e tira dúvidas do Programa Bolsa Família, verificação e atualização de cadastros do Programa Mais Infância e serviços do setor de documentação civil.

A iniciativa visa facilitar o acesso das famílias acopiarenses de todas as localidades aos serviços socioassistenciais de forma descentralizada.

#AssistênciaSocial 15/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara abre inscrições para o curso de Recepcionista através do Programa Criando Oportunidades

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), está com as inscrições abertas para o curso de Recepcionista, por meio do Programa "Criando Oportunidades".

Os interessados devem se dirigir à Secretaria da STDS, com os documentos necessários para a inscrição até o dia 17 de setembro (Sexta-Feira). As vagas são limitadas. Garanta já a sua vaga!

#AssistênciaSocial 17/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realizará nesta quarta-feira a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

Toda a população de Acopiara está convidada a participar da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá nesta quarta-feira,18, a partir das 8 horas. O evento será transmitido virtualmente, pelas redes sociais da Prefeitura Municipal. Não fique de fora dessa. Participe!

#AssistênciaSocial 10/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza a Semana da Primeira Infância

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, está realizando a Semana da Primeira Infância, com objetivo de dialogar, articular e sensibilizar toda a comunidade acopiarense para os cuidados e a proteção de nossas crianças.

A abertura aconteceu na Brinquedoteca Municipal, contemplando as crianças inseridas no Programa Criança Feliz, Brinquedoteca e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Um destaque para a apresentação cantoras mirins Byanca Paulino e Gabriela Aragão. Além disso, contação de estórias, atividades lúdicas e muita diversão!

#AssistênciaSocial 28/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza a Semana Recreativa do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos

Durante a última semana, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS realizou a Semana Recreativa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Com uma vasta programação lúdica, na semana foram realizadas exposições de fotos, desenhos e artesanato, além de atividades recreativas por meio virtual para os usuários, do CRAS que ao final receberam certificado de participação.

No encerramento, a secretária da pasta, Rosa Almeida, fez a entrega dos certificados.

#AssistênciaSocial 18/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara dará início a Semana Recreativa

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social dará início nesta segunda-feira a "Semana Recreativa" do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Durante o decorrer da semana haverá várias atividades remotas para as crianças que participam dos grupos, onde também contará com lembrancinhas e certificado para os participantes.??

#STDS

#SCFV

#AssistênciaSocial 18/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Senac em parceria com a STDS de Acopiara estão ofertando dois cursos gratuitos

O Senac em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social estão ofertando dois cursos gratuitos, que são eles: Jornada da Gastronomia - Bolos Comerciais; Jornada da Gestão - Competência Socioemocional um Diferencial Competitivo de uma Profissão.

O link para inscrição estará logo abaixo: ????

Jornada da gastronomia: https://forms.gle/iNVDTDKE3BTbiw4d7

Período do curso: 28/06/2021 à 02/07/2021

Horário: 13:00 às 17:00 - Seg a Sex

Requisitos mínimos: 16 anos e Ensino Fundamental Incompleto.

Jornada da Gestão: https://forms.gle/XfQq2AVTYGGexAQz6

Período: 21/06/2021 à 05/07/2021

Horário: 18:30 às 21:30 - Seg - ter - quar

Requisitos mínimos: 15 anos e Ensino Fundamental incompleto.

#AssistênciaSocial 16/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Lancçamento do Selo Unicef edição 2021/2024

Nesta terça-feira, 15 de junho, a equipe da articulação municipal do Selo Unicef de Acopiara juntamente com adolescentes do NUCA acompanharam o lançamento da edição 2021-2024 do Selo UNICEF, através do canal no YouTube do Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) no Brasil.

A iniciativa do Selo Unicef é desenvolvida há 20 anos, e tem como objetivo assegurar que crianças e adolescentes sejam prioridade dentro das políticas públicas dos municípios do semiárido e da Amazônia.

Com adesão do prefeito, a articulação municipal desenvolve as ações junto às secretarias municipais e demais órgãos de proteção à infância.

#AssistênciaSocial 15/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza Campanha Junho Violeta

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, STDS, realiza durante todo o mês, a campanha Junho Violeta. A campanha é destinada ao combate a violência contra a pessoa idosa. Dados apontam que nesse período pandêmico, os índices de violência aumentaram significativamente. Junho Violeta é um alerta a população.

Denuncie atos de violação de direitos e violência contra a pessoa idosa. Uma sociedade justa, cuida de quem cuidou da gente!

#STDS

#JunhoVioleta

#AssistênciaSocial 11/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS de Acopiara distribui bolos para as mamães durante a Semana do Dia das Mães

A Prefeitura de Acopiara através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou na semana do dia das mãe a entrega de bolos para as mamães cadastradas dos CRAS no município. A entrega ocorreu nos CRAS I Vila Esperança, CRAS II Vila Nova e CRAS III Vila Moreiras.

#AssistênciaSocial 06/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento de Acopiara lança o seu primeiro boletim informativo

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara lança o seu 1° Boletim Informativo Digital.

Todo mês será lançado uma edição contendo algumas das principais ações realizadas pela pasta. ??

#STDS

#prefeituradeacopiara

#melhorpravocê

#AssistênciaSocial 24/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Beneficiário solicita o desligamento do Bolsa Família ao melhorar de renda

Na manhã do dia 18 de março de 2021 o Sr. Domingos Cícero de Oliveira, residente na Vila Esperança, Acopiara-CE, compareceu ao Setor do Cadastro Único e Programa Bolsa Família relatando que conseguiu a aprovação do seu Benefício da Prestação Continuada - BPC e que agora não necessita mais do benefício Bolsa Família e portanto veio até o Setor para solicitar o seu desligamento. A atitude do Sr. Domingos abre a oportunidade para que outra família acopiarense seja beneficiada no Programa.

#AssistênciaSocial 09/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara apoia Projeto "Pode Falar"

#APrefeituradeAcopiaraapoiaessaideia

O"Pode Falar" é uma iniciativa do Unicef voltada a adolescentes e jovens, com um canal de diálogo via internet, e funciona de forma anônima e gratuita.

Lembrem-se, sua fala e sua vida importam!

#AssistênciaSocial 18/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Acopiara recebe certificação de qualidade dos serviços executados em prol da primeira-infância e gestantes

O município de Acopiara foi certificado pelo Governo do Estado pela qualidade dos serviços executados em prol da primeira-infância e gestantes no exercício 2017/2020.

A certificação é conferida aos municípios que atenderam os critérios do Programa Primeira-Infância no SUAS- Criança Feliz.

Pelo programa são atendidos no município através da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social cerca de 200 beneficiários.

#AssistênciaSocial 18/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Beneficiária do Programa Bolsa Família de Acopiara pede desligamento do Programa

A beneficiária do Programa Bolsa Família, Cleonete Macedo Vieira Lima, da localidade de Cachoeira Grande do Distrito de Santa Felícia, procurou o Setor do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do Município de Acopiara para dar um grande exemplo de honestidade e de cidadania. Após ter aprovada a sua aposentadoria, D. Cleonete procurou o Setor para solicitar o seu desligamento voluntário do Programa Bolsa Família, assim, disponibilizando a vaga para outra família em situação de vulnerabilidade.

Desejamos que exemplo como este seja seguido por tantas outras famílias do nosso município.

*O que é o desligamento voluntario do Programa Bolsa Família?*

O Desligamento Voluntário do PBF, consiste na decisão única e exclusivamente do responsável familiar em procurar a gestão do Cadastro Único do município para informar o desejo de se desligar do Programa por ter conseguido superar a situação de pobreza antes vivenciada. O Programa Bolsa Família garante que caso o beneficiário volte a situação de pobreza, tem o retorno garantido ao PBF.

#AssistênciaSocial 31/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza distribuição de 300 refeições nutritivas para as familias que se encontram em vulnerabili

A cozinha comunitária é um importante equipamento que atende famílias em situação de vulnerabilidade social em nosso município.

Diariamente são servidas 300 refeições nutritivas e balanceadas feitas com produtos orgânicos e comprados através do PAA.

Além disso, as refeições servidas contam com o acompanhamento de uma nutricionista e são distribuídas em todas as unidades CRAS - Vila Esperança, Vila Moreiras e Vila Nova.

#AssistênciaSocial 01/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara distribui o segundo lote de tickets do Vale Gás Social

A Prefeitura de Acopiara, através da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), iniciou na manhã desta-segunda-feira, 1 de junho, a entrega do 2º lote do Vale Gás Social.

Os beneficiários do Programa podem comparecer à sede da STDS portando os documentos de RG, CPF, Número do NIS e Comprovante de Residência.

#AssistênciaSocial 13/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Contra Crianças e Adolescentes

Esperamos que mesmo em isolamento permaneçamos juntos no combate - com a família, educadores, sociedade civil, instituições de atendimento, igrejas, templos, universidades, para assumirmos o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Faça a sua parte, denuncie!

Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes.

?? #FaçaBonito #18deMaio

#AssistênciaSocial 13/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza entrega do primeiro lote de tickets vale-gás para os beneficiários do Programa

A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, iniciou hoje, 13, a entrega do primeiro lote de tickets vale-gás. O primeiro lote será distribuído em três etapas, continuando nos dias 14 e 15 de maio, na quadra esportividade da STDS, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os beneficiários foram selecionados dentro do programa Bolsa Família, pelo Governo do Estado.

#AssistênciaSocial 10/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara distribui 600 kits alimentícios para usuários dos CRAS

Para as comemorações do Dia das Mães, a Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, preparou para as mamães que são usuárias dos CRAS, 600 kits com gêneros alimentícios para proporcionar um domingo diferente para toda a família. A distribuição aconteceu em todas as unidades CRAS do município respeitando todas as medidas de segurança e evitando as aglomerações.

A secretária da pasta, Luciane Tavares, destacou que a ação foi realizada com o objetivo de diminuir os impactos sofridos pelas famílias mais vulneráveis durante esse período de quarentena e enfrentamento à COVID-19.

#minhamãeéaMelhor

#AssistênciaSocial 05/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara distribui diariamente 300 sopas feitas pela Cozinha Comunitária

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, está distribuindo diariamente 300 sopas nutritivas, feitas pela Cozinha Comunitária.

A distribuição está acontecendo nas unidades CRAS, nos bairros: Vila Nova, Vila Esperança e Moreiras, a partir das 10 horas da manhã, e se destinam a usuários dos CRAS em estado de vulnerabilidade social.

#AssistênciaSocial 16/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara realiza a abertura do Natal Solidário 2019 A Prefeitura de Acopiara, através da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS, realizou neste último sábado, 14 de dezembro, a abertura do Natal Solidário 2019. Dentro da programação, que contagiou a população acopiarense com o seu encanto e magia, foi realizada distribuição de mais de mil cestas básicas para as famílias carentes do município, distribuição de brinquedos para as crianças, sacos de guloseimas, brinquedos e lanches. Na ocasião, também teve a apresentação da Banda Municipal, apresentação teatral com "Espetáculo de Natal", coral com as crianças da AABB Comunidade, presença do Papai Noel, acender das luzes nas praças e passeio no ônibus da alegria para toda a criançada. (Busão Eletronic music).
Em seu discurso, o prefeito Antônio Almeida Neto falou da importância do verdadeiro significado do Natal, que é data que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, e que as pessoas não devem esquecer o verdadeiro sentido, ressaltou ainda que a festa deve ser comemorada para ajudar aquelas pessoas carentes e que todos nós deveremos praticar o amor, a solidariedade e a generosidade de realizar sempre boas ações.
De acordo com a secretária da pasta, Luciane Tavares, a programação segue nos dias 17 e 18, no Umari e Trussu respectivamente, a partir das 18 horas. Nessas localidades, também serão distribuídos lanches, brinquedos e cestas básicas, além da presença do Papai Noel.
#AssistênciaSocial 12/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Acopiara oferta diversos serviços sociais à comunidade de Trussu Na quarta, 11, a Prefeitura de Acopiara por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/CRAS Itinerante levou para os moradores do sítio de Pedra Branca, no Distrito de Trussu diversas ações sociais como a atualização e a inclusão de novos cadastros de famílias no CadÚnico,Também foram prestados serviços como corte de cabelo, manicure, seguido de uma roda de conversa com toda comunidade onde foram debatidas as principais demandas da região.
Presente a ação, a secretária da STDS, Luciane Tavares agradeceu a união e disposição da secretaria de Educação, parceira nesta ação e de toda equipe de sua pasta e afirmou que o objetivo da ação é garantir assistência e melhorar a qualidade de vida dos moradores que residem distante dos equipamentos da sede do município.
No encerramento do evento a STDS ofertou um lanche para os participantes.
#AssistênciaSocial 29/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A equipe do Setor CaÚnico Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com o CRAS IIIA equipe do Setor
www.acopiara.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 22:01:23